quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Obras da Ferrovia Norte-Sul estão abandonadas

Projeto crucial para promover a integração nacional, obras da Ferrovia Norte-Sul apresentam superfaturamento, problemas estruturais e trechos abandonados.

Considerado o mais importante projeto ferroviário do país, a Ferrovia Norte-Sul está entregue ao abandono. Dormentes sem trilhos, rachaduras, infiltrações, contratos superfaturados e o avanço da vegetação sobre o traço ferroviário mostram que a obra está longe de ser concluída.
No balanço oficial divulgado pela Valec, órgão responsável pelas ferrovias federais, consta que todos os contratos foram concluídos e diversos trechos já foram 100% entregues pela estatal. Porém, uma recente vistoria feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou trechos inacabados, aterros mal construídos e falta de proteção vegetal.
Para os auditores, as obras entregues até o momento “não configuram um produto pronto face à dilapidação promovida no escopo original do trecho”. Assim como já ocorreu em auditorias anteriores, o TCU voltou a constatar superfaturamento da obra, desta vez no valor de R$ 27 milhões.
Lançada pelo governo de José Sarney, a Ferrovia Norte-Sul passou duas décadas abandonada. Em 2007, o projeto foi retomado pelo ex-presidente Lula, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Orçada em US$ 6,7 bilhões pelo Ministério da Fazenda, a Norte-Sul é a sétima obra de transporte mais cara do mundo.
A Ferrovia Norte-Sul é considerada essencial para promover a integração nacional. Além disso, a obra faz parte do bilionário pacote de concessões que o governo pretende leiloar no segundo semestre. A conclusão da obra está prevista para dezembro deste ano.

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