sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Linha Paracambi x Central do Brasil / linha por linha ate a Central do Brasil

A estação de Macacos1 foi inaugurada em 1861 como ponta de linha do ramal. Na primeira década do Século XX passou a ser chamada de Paracambi (Memória Histórica da EFCB, 1908, p. 517).
Durante um período nos anos 1940 chamou-se Tairetá, voltando a ter o nome original nos anos 1960. A estação funciona até hoje para os trens metropolitanos gerenciados pela Supervia, que têm a concessão desde 1996. Trens para Paracambi saíam direto da estação de Dom Pedro II, sem necessidade de baldeação em qualquer estação do sistema, por muitos anos. Atualmente há que baldear em Japeri, para uma composição que trafega apenas no ramal.
A linha do ramal não terminava em Paracambi, depois da estação de Paracambi a mesma seguia mais 1 Km em direção a fábrica Brasil Industrial (Indústria Têxtil Inglesa construída ainda no tempo do império) pela Avenida dos operários. Durante muito tempo os trens da Central seguiam até a fábrica, sendo depois substituídos por bondes puxados a burro e posteriormente elétricos, e depois suprimidos. A Brasil Industrial fechou nos anos 90. No ano de 2002 foi adquirida pela Prefeitura Municipal de Paracambi e hoje é um grande polo educacional do Estado do Rio de Janeiro, abrigando diversas instituições de ensino como: Instituto Superior de Teconologia, FAETEC, CEDERJ e o Instituto Federal de Educação. A estação possuía um pátio que servia à carga e passageiros tanto para as diversas indústrias da cidade (como a siderúrgica Lanari) como ao depósito central de munições do exército, batalhão paiol que substituiu o paiol de Deodoro após a explosão deste. Este pátio foi dividido pela metade e teve suas linhas arrancadas nos anos 1990; o mesmo se estendia onde hoje fica a praça em frente a estação

° LINHA DE TREM PARACAMBI x CENTRAL DO BRASIL (RIO DE JANEIRO)
PARACAMBI-LAGES-JAPERI-ENGENHEIRO PEDREIRA-QUEIMADOS-AUSTIN-COMENDADOR SOARES-NOVA IGUAÇU-PRES. JUSCELINO-MESQUITA-EDSON PASSOS-NILÓPOLIS-OLINDA-ANCHIETA-RICARDO DE ALBUQUERQUE-DEODORO-MADUREIRA-CASCADURA-ESTAÇÃO OLÍMPICA DE ENGENHO DE DENTRO-SILVA FREIRE-CENTRAL DO BRASIL (PLATAFORMA 8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário